Re: Documentação de bug

Olá pessoal.

Em 21 de março de 2011 18:12, Zandre Bran <zandrebran@xxxxxxxxxx> escreveu:

> [...]
> que é o time de documentação segue algo introdutório para discussão do
> que podemos fazer.

> [...]
>
>    Aqui cabe a discussão já que cada vez mais o time de documentação
> está para um time de tradução. Pegamos o ubuntu-manual.org que possui
> seu time de criação e de tradução. Veja o
> https://help.ubuntu.com/community que possui informações desde página
> de manual (manpages mesmo) até especificações técnicas de pacotes e
> procedimentos. O que oficialmente ainda é possível criar documentando?

Há cerca de um ano atrás eu comecei a levantar essas questões por aqui.
Na minha opinião, sim, é possível criar documentação. Prova disso é a
proliferação de blogs "Ubuntu qualquer coisa" que oferecem dicas e tutoriais
com qualidade visual e técnica muito maiores do que a do nosso wiki.

>    O modelo centralizado de informação na forma como o time está
> estruturado hoje não existe mais. É muito mais fácil para sua
> autopromoção o individuo publicar em seu blog e utilizar seu próprio
> feed ou Planetas como agregadores de distribuição de seu conteúdo.
> Além claro das inúmeras listas e fóruns que ao invés de descrever a
> solução manda o link de seu blog. Isto em um tempo em que um "blog"
> bem estruturado representa receita financeira (direta ou
> indiretamente) para o individuo.

Cara, aqui eu discordo em parte. Não se trata apenas de "autopromoção".
Trata-se de autonomia. Enquanto aqui a gente tem uma série de regras e
procedimentos pra seguir, no blog quem manda sou eu. Se eu der ca**da, a
responsabilidade é minha. Se eu der bola dentro, o mérito é meu. Agora, já
viu a exigência pra incluir um blog no Planeta Ubuntu? Veja só:

*Para um blog ser agregado ao planeta é necessário:*

   - *deve ser cadastrado no LaunchPad <http://launchpad.net/>*
   - *deve solicitar adesão no Grupo de Autores do
Planeta<https://launchpad.net/people/ubuntu-br-planeta>
    do LaunchPad <http://launchpad.net/>*
   - *o autor *
   - *e deverá ter concordado e assinado o Código de
Conduta<https://launchpad.net/codeofconduct/1.0.1> do
   Ubuntu no LaunchPad <http://launchpad.net/>*

* **o feed deste blog deve renderizar sem maiores problemas no software do
planeta
*<corte>
*Os textos não devem conter conteúdo de opinião pessoal polêmica ou
arbitrária. A intenção do planeta não é gerar discussões (flame wars), e sim
ajudar os usuários do sistema.*

Essa última é de matar. Quer dizer que no meu blog eu não posso colocar o
que eu bem entender?

Eu me inscrevi e depois de quase um ano (mais ou menos), sem resposta,
desisti de insistir.
* *

>    Para engajar indivíduos para e na evolução da documentação
> teríamos que criar uma linha de construção nos moldes do Manual
> Oficial do Ubuntu (pegando este time como exemplo) em que as
> publicações na wiki-br sejam todas direcionadas. Outras palavras, a
> wiki seria fechada exclusivamente ao time (que seria fechado) e toda a
> publicação guiada por lista de a fazeres. O que vejo é que esta etapa
> já foi criada e por isto a existência dos times de tradução para a
> documentação. Além disto na onda de ativar o time isto também já foi
> feito sem retorno efetivo.

Traduzir documentação oficial com qualidade seria ótimo. Mas pra isso seria
bom ter a documentação em formatos editáveis. Hoje eu estou traduzindo a
documentação do LibreOffice para pt-br. Estou aproveitando toda a formatação
que foi feita na documentação original. Vai ficar tão bom que qualquer um
pode pegar os arquivos imprimir, encadernar e vender, se quiser.

Eu não encontrei (e procurei bastante) documentação do Ubuntu além de
páginas html e arquivos PDF. Se ao menos fosse um Mediawiki, eu conseguiria
importar pro LibreOffice, mole mole, mas não é. Eu comecei a traduzir o
"Getting Started with Ubuntu 10.04" que baixei em PDF, mas fiquei no meio do
caminho porque não conseguiria uma qualidade visual adequada e, além disso,
traduzir direto no arquivo editável é muito mais fácil do que ctrl+c ctrl+v
alt+tab alt+tab.

Eu discordo de que o wiki deveria ser fechado. O problema não está na forma
como o wiki é gerido. O problema está na maneira burocrática (e mais uma vez
eu falo isso) como essa comunidade faz as coisas. Você sabe que contribuo no
LibreOffice, também. A diferença das duas comunidades (a também a agilidade
como as coisas acontecem) é gritante.

E algumas das coisas que eu vejo de diferente nas duas comunidades são:

- A comunidade brasileira do LibreOffice é descentralizada. Somos livres pra
escolher as ferramentas e a infraestrutura que nos for mais conveniente. Se
quisermos montar um wiki totalmente fora da infra da TDF, a gente é livre
pra isso. E nós temos pelo menos quatro estruturas, além das que usamos na
TDF.
- A LibreOffice é desburocratizada. Se alguém novo, totalmente estranho,
quiser desenvolver um projeto, ele é livre pra fazer isso. Ele se cadastra
no wiki e cria seu ambiente de trabalho, sua equipe, etc. Tanto que, podem
existir projetos, que sequer sabemos que existem, feitos por voluntários
brasileiros no ambiente da TDF. A única restrição é que as comunidades devem
manter-se dentro de áreas dentro do wiki. O Brasil precisa ficar em
http://wiki.documentfoundation.org/PT-BR. As regras estão explícitas e
ninguém precisa assinar "contratos" ou "códigos de conduta". A moderação
restringe-se a observar e avisar que material impróprio está nas páginas do
wiki na lista webmaster@.
- Não há títulos. Não temos "coordenadores", "líderes" ou qualquer outro
"título de nobreza". Isso nos dá a possibilidade de falar de igual pra igual
com qualquer um, desde o Cláudio, até um novato. As lideranças são
conquistadas naturalmente: se alguém assume um projeto pra si e faz
acontecer, ele é o líder do projeto. Simples assim.
- A participação nos grupos de trabalho internacionais é bem maior. Até a
nossa revolta, o acesso aos projetos internacionais era, de certa forma,
restrito a poucos iniciados. Depois que saímos da tutela da ONG, invadimos
os projetos da TDF, de forma que somos uma das comunidades que mais
participam, ao lado da Alemã, da Norte-Americana e outras grandes.
- Sabemos quantos somos: somos cerca de 20 pessoas, que atuam em várias
frentes ao, mesmo tempo: revista, marketing, documentação, tradução,
cliping, QA, desenvolvimento, artes, etc. Há mais do que isso com
contribuições esporádicas e projetos paralelos, mas o principal está nesse
corpo central de, mais ou menos, 20 pessoas.
- Por fim, como você falou na thread da lista de usuários sobre o
LibreOffice: nós não estamos sob a tutela de nenhuma empresa. Não precisamos
nos orientar por pessoas que trabalham pra uma empresa que sustenta o
projeto. É uma comunidade livre, no sentido mais puro do termo.

>    Tristemente percebo que o time está em uma inercia de produção
> oca. A pergunta que compartilho com vocês é: - o que fazer?

Cara, eu ficaria muito feliz de contribuir muito mais do que
tenho contribuído para a comunidade do Ubuntu mas, sinceramente, eu desanimo
por causa dessa inércia que você citou. Na minha opinião, essa estrutura
engessada é que atrapalha, não a falta de interesse das pessoas... Fazer o
quê?

Tá... Agora podem jogar as pedras...

> -- []s
> -- Zandre.