Documentação de bug

Putz, esqueci do responder para todos. Segue.

---------- Forwarded message ----------
From: Zandre Bran <zandrebran@xxxxxxxxxx>
Date: 2011/3/22
Subject: Re: [Ubuntu-br-doc] Documentação de bug
To: Paulo de Souza Lima <paulo.s.lima@xxxxxxxxx>

2011/3/21 Paulo de Souza Lima <paulo.s.lima@xxxxxxxxx>:
> Olá pessoal.

   Ôlas Paulo e LoCoTeam. Em minha mensagem origem deste assunto
esqueci de alterar o tópico para algo mais condizente com o conteúdo.
Como já está rolando vou por aqui mesmo para não quebrar a discussão.

> Há cerca de um ano atrás eu comecei a levantar essas questões por aqui.
> Na minha opinião, sim, é possível criar documentação. Prova disso é a
> proliferação de blogs "Ubuntu qualquer coisa" que oferecem dicas e tutoriais
> com qualidade visual e técnica muito maiores do que a do nosso wiki.

   Este é ponto; porque então este material não está sendo copiado e
colado na wiki?

> Cara, aqui eu discordo em parte. Não se trata apenas de "autopromoção".
> Trata-se de autonomia. Enquanto aqui a gente tem uma série de regras e
> procedimentos pra seguir, no blog quem manda sou eu. Se eu der ca**da, a
> responsabilidade é minha. Se eu der bola dentro, o mérito é meu.

   Quando falo em "autopromoção" digo diretamente a receita
financeira que atualmente um blog traz.  E não vejo tantas regras
aqui. A única coisa que se pede é que coloca-se o crédito no final da
página.

> [..] Agora, já
> viu a exigência pra incluir um blog no Planeta Ubuntu? [...]

   Sim, é um saco. E este foi um dos motivos que levou um grupo de
pessoas para a criação do Planeta GNU/Linux Brasil. E não existe
somente o planeta do Ubuntu.

>[...] Essa última é de matar. Quer dizer que no meu blog eu não posso colocar o
> que eu bem entender?

   Sim pode desde que fale somente de Ubuntu para publicar no planeta
do Ubuntu.

> Eu me inscrevi e depois de quase um ano (mais ou menos), sem resposta,
> desisti de insistir.

   Aqui não tenho explicação. Uma resposta de que foi aceito ou não
seria de bom tom por parte de quem administra as inscrições do
planeta.

>[...] Eu discordo de que o wiki deveria ser fechado.

   Eu não disse em fechar a wiki ou o grupo, coloquei uma ponderação.
Lembra que fui um dos defensores ferrenhos para a abertura de hoje?
Lembra do que era necessário para entrar neste time antes? E a
ponderação que coloquei sobre os modelos é que não houve resultado.

> - A comunidade brasileira do LibreOffice é descentralizada. Somos livres pra
> escolher as ferramentas e a infraestrutura que nos for mais conveniente. Se
> quisermos montar um wiki totalmente fora da infra da TDF, a gente é livre
> pra isso. E nós temos pelo menos quatro estruturas, além das que usamos na
> TDF.

   Eu realmente não vejo problema em utilizar a wiki que temos. Não
acredito que seja isto o inibidor de participação. Veja agora por este
email, quantos estão participando?

> - A LibreOffice é desburocratizada. Se alguém novo, totalmente estranho,
> quiser desenvolver um projeto, ele é livre pra fazer isso [...]

   Mas isto já existe na nossa wiki. Vários projetos a utilizam como
documentação. E todos são livres para criar. Veja este exemplo:

http://wiki.ubuntu-br.org/Mauricio_Machado

> - Não há títulos. Não temos "coordenadores", "líderes" ou qualquer outro
> "título de nobreza". Isso nos dá a possibilidade de falar de igual pra igual
> com qualquer um, desde o Cláudio, até um novato. As lideranças são
> conquistadas naturalmente: se alguém assume um projeto pra si e faz
> acontecer, ele é o líder do projeto. Simples assim.

   Aqui realmente levei para o lado pessoal por ter o titulo de Dom
Lider e de não ver desta forma. Afinal não estamos todos aqui
discutindo de forma igualitária sobre o time de documentação?
Novamente, lembra do que foi para "liberar" este time?

> - A participação nos grupos de trabalho internacionais é bem maior. Até a
> nossa revolta, o acesso aos projetos internacionais era, de certa forma,
> restrito a poucos iniciados. Depois que saímos da tutela da ONG, invadimos
> os projetos da TDF, de forma que somos uma das comunidades que mais
> participam, ao lado da Alemã, da Norte-Americana e outras grandes.

   Aqui não compreendi tua argumentação.

> - Por fim, como você falou na thread da lista de usuários sobre o
> LibreOffice: nós não estamos sob a tutela de nenhuma empresa. Não precisamos
> nos orientar por pessoas que trabalham pra uma empresa que sustenta o
> projeto. É uma comunidade livre, no sentido mais puro do termo.

   Mas a comunidade do Ubuntu é livre. A canonical é uma coisa e a
comunidade do Ubuntu é outra. Tanto que neste mesmo email eu disse que
seria como se a comunidade Ubuntu fosse para a Lililo. Para quem não
acompanha a lista de usuários, segue a mensagem:

http://www.mail-archive.com/ubuntu-br@xxxxxxxxxxxxxxxx/msg82835.html

> Cara, eu ficaria muito feliz de contribuir muito mais do que
> tenho contribuído para a comunidade do Ubuntu mas, sinceramente, eu desanimo
> por causa dessa inércia que você citou. Na minha opinião, essa estrutura
> engessada é que atrapalha, não a falta de interesse das pessoas... Fazer o
> quê?

   Em minha falta documentação de como as pessoas podem documentar.
Onde está escrito que posso escrever em meu blog e copiar e colar na
wiki para formar uma central de informação? Onde está escrito onde
colocar uma dica? E vem destas questões a página:

http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeDocumentacao/PrimeirosPassos

   E da reformulação que sugeri a um tempo atrás da página de rosto;
mas que não foi adiante porque eu fiquei sozinho para faze-la.

http://wiki.ubuntu-br.org/FrontPage
http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeDocumentacao
http://wiki.ubuntu-br.org/Documentacao

   E realmente acredito que faltam funções para inserção de códigos
na wiki. Eu cada vez que escrevo algo tenho que consultar a página de
ajuda na edição [1] para colocar um simples crédito ao invés de
utilizar algo como: credito(blablabla,blabla,...). Realmente um saco e
desanimador. Coisas do tempo das cavernas.

[1] http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeDocumentacao/GuiaWiki/AjudaNaEdicao

   Mas eu realmente não tenho como fazer isto sozinho. Por tal
compartilho contigo deste sentimento de amor não respondido.

> Tá... Agora podem jogar as pedras...

   Só se for na Gini :)

> Abraços.
> Paulo de Souza Lima