Re: Documentação de bug

Boa noite. Isso vai ser longo:

Em 22 de março de 2011 18:07, Zandre Bran <zandrebran@xxxxxxxxxx> escreveu:

> Putz, esqueci do responder para todos. Segue.

Acontece nas melhores famílias ;-)

IMHO:
1 - O wiki não oferece qualidade para muitas coisas. Por exemplo: como ficam
os vídeos tutoriais? Além disso, o visual é sofrível.
2 - No meu caso, é falta de saber *onde* colocar certas coisas e *como*
fazê-las aparecer. Além, é claro, de um fato que vou descrever mais abaixo
[1].
3 - Seria o caso de perguntar para os donos dos blogs [2], [3], [4], por
exemplo, por que eles não publicam seus posts no wiki do Ubuntu. Apesar de
que este último é um dos que conseguem publicar no Planeta Ubuntu, mas isso
não é a mesma coisa que converter o post em página do wiki, ou documentação
oficial.

>    Quando falo em "autopromoção" digo diretamente a receita
> financeira que atualmente um blog traz.  E não vejo tantas regras
> aqui. A única coisa que se pede é que coloca-se o crédito no final da
> página.

O meu blog não me gera um centavo. Minto: ganhei 50 reais por ter dado
consultoria de telecomunicações para um cara que tinha problemas com o 3G, e
consegui me livrar dos meus modems 3G colocando um anúncio nele (160 reais
por dois modems). Fora isso, meu blog só serve pra disseminar informação
gratuitamente, inclusive um manual que estou escrevendo para iniciantes (e
que está parado, por enquanto).

>    Sim, é um saco. E este foi um dos motivos que levou um grupo de
> pessoas para a criação do Planeta GNU/Linux Brasil. E não existe
> somente o planeta do Ubuntu.

Tá vendo? Outra estrutura, outras regras, mais liberdade.

> colocar o
>
>    Sim pode desde que fale somente de Ubuntu para publicar no planeta
> do Ubuntu.

Se for pra fazer um blog restrito a isso, prefiro me inscrever como autor em
algum blog temático, a desenvolver uma estrutura apenas pra servir o Planeta
Ubuntu.

>    Aqui não tenho explicação. Uma resposta de que foi aceito ou não
> seria de bom tom por parte de quem administra as inscrições do
> planeta.

Pois é... Mais uma vez, recorro a [1]

>    Eu não disse em fechar a wiki ou o grupo, coloquei uma ponderação.
> Lembra que fui um dos defensores ferrenhos para a abertura de hoje?
> Lembra do que era necessário para entrar neste time antes? E a
> ponderação que coloquei sobre os modelos é que não houve resultado.

Com certeza. mas do jeito que vc falou, eu achei que tinha mudado de ideia.
Mas o problema é que estamos tentando buscar soluções sem conhecer as
causas. Que tal descobrirmos essas causas e focarmos nelas?

> pra
> Se
> na
>
>    Eu realmente não vejo problema em utilizar a wiki que temos. Não
> acredito que seja isto o inibidor de participação. Veja agora por este
> email, quantos estão participando?

No meu caso, é. Sinceramente, eu me sinto perdido dentro do wiki. Eu
considero difícil encontrar as informações, quando elas existem. Talvez um
mapa do wiki ajudasse. Ou uma reformulação da estrutura de páginas, ou outro
wiki, sei lá...

>    Mas isto já existe na nossa wiki. Vários projetos a utilizam como
> documentação. E todos são livres para criar. Veja este exemplo:
>
> http://wiki.ubuntu-br.org/Mauricio_Machado

Tá... Digamos que eu queira traduzir toda a documentação disponível do
Ubuntu. Como deveria proceder? Por documentação, por favor, entenda: Manuais
do usuário e páginas de documentação disponíveis no wiki internacional. Como
isso contaria no meu "karma"? Como a comunidade reconheceria minhas
contribuições?

> igual
>
>    Aqui realmente levei para o lado pessoal por ter o titulo de Dom
> Lider e de não ver desta forma. Afinal não estamos todos aqui
> discutindo de forma igualitária sobre o time de documentação?
> Novamente, lembra do que foi para "liberar" este time?

Hehehe, não leve pro lado pessoal. O que quis dizer aqui não é que na
comunidade LibreOffice seja melhor, ou esteja certa e a do Ubuntu errada. O
que quis dizer é que tem muitos exemplos lá que poderiam ser aproveitados
aqui. Talvez um "estágio" de algumas pessoas lá fosse de algum proveito.

> invadimos
>
>    Aqui não compreendi tua argumentação.

Agora vamos ao [1]:

[1] Qual é o reconhecimento que temos por incluir nossos posts no wiki? Qual
é o reconhecimento que temos por ficar anos respondendo na lista de
usuários? Agora, qual é o reconhecimento que temos quando traduzimos algumas
linhas no Roseta ou incluímos um comentário num bug report? Eu passei 3 anos
respondendo na lista de usuários e meu "karma" não saiu do zero, a ponto de
eu ter de aceitar a gentil ajuda do nethell pra pedir um CD de instalação,
porque eu não tinha direitos para isso. Eu comentei uma única vez um bug
report, e meu karma saltou de 0 pra 14 da noite pro dia. Resumindo: eu posso
ser o mais assíduo e interessado voluntário na lista, posso instalar o
Ubuntu em duzentas máquinas, treinar oitocentos novos usuários, mas se eu
não estiver no "sistema", nem fazer coisas que sejam "contáveis" pelo
"sistema", continuo sendo um "zé mané" na comunidade Ubuntu-br. Isso, pra
mim, é extremamente desmotivador.

E para quem acha que estou sendo mercenário, eu respondo que o *
reconhecimento* é *fundamental* em qualquer *meritocracia*.

> precisamos
>
>    Mas a comunidade do Ubuntu é livre. A canonical é uma coisa e a
> comunidade do Ubuntu é outra. Tanto que neste mesmo email eu disse que
> seria como se a comunidade Ubuntu fosse para a Lililo. Para quem não
> acompanha a lista de usuários, segue a mensagem:
>
> http://www.mail-archive.com/ubuntu-br@xxxxxxxxxxxxxxxx/msg82835.html

Ah, tá! Quer dizer, então, que se a comunidade disser: não queremos o Unity,
queremos o Gnome como padrão do Ubuntu, amanhã a Canonical muda tudo no
11.04, certo? Sei....

Se, hoje, a comunidade brasileira decidisse sair da estrutura do MoinMoin e
fazer uma outra, o pessoal da Canonical não ia falar nada? Eles apoiariam? E
se um de nós precisasse incluir um plugin no MoinMoin para embutir vídeos
nas páginas (como existe no Mediawiki), teríamos de pedir pra quem? Isso
seria feito?

Eu te digo que a resposta para todas essas perguntas na comunidade do
LibreOffice seria um redondo "*sim*". Aqui já não tenho tanta certeza.

A impressão que eu tenho, e espero que me provem o contrário, é que a
comunidade Ubuntu é muito influenciada (pra não dizer palavra mais forte)
pela Canonical, sim.

Veja quem são os integrantes do Conselho do Ubuntu-br e me diga que não é
verdade. Eu não estou dizendo que isso é certo ou errado. Apenas estou
justificando minha afirmação.

> desanimo
>
>    Em minha falta documentação de como as pessoas podem documentar.
> Onde está escrito que posso escrever em meu blog e copiar e colar na
> wiki para formar uma central de informação? Onde está escrito onde
> colocar uma dica? E vem destas questões a página:
>
> http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeDocumentacao/PrimeirosPassos

Eu acho isso insuficiente. Eu acho que a estrutura do wiki deveria ser
repensada. Ela é confusa, visualmente feia, cheia de restrições e
burocrática.

>    E da reformulação que sugeri a um tempo atrás da página de rosto;
> mas que não foi adiante porque eu fiquei sozinho para faze-la.
>
> http://wiki.ubuntu-br.org/FrontPage
> http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeDocumentacao
> http://wiki.ubuntu-br.org/Documentacao

Eu fico imaginando se os times de tradução, desenvolvimento e segurança
passam pelos mesmos problemas. Somos só nós que trabalhamos no wiki?

>    E realmente acredito que faltam funções para inserção de códigos
> na wiki. Eu cada vez que escrevo algo tenho que consultar a página de
> ajuda na edição [1] para colocar um simples crédito ao invés de
> utilizar algo como: credito(blablabla,blabla,...). Realmente um saco e
> desanimador. Coisas do tempo das cavernas.
>
> [1] http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeDocumentacao/GuiaWiki/AjudaNaEdicao
>
>    Mas eu realmente não tenho como fazer isto sozinho. Por tal
> compartilho contigo deste sentimento de amor não respondido.

Cara, eu quero ajudar a documentar e divulgar o Ubuntu, mas eu me sinto
engessado. Eu pretendo traduzir o manual do 10.04, ainda neste semestre, mas
não tenho a menor ideia de onde colocar no wiki, nem se vai valer a pena o
esforço. Eu sei que ele vai ser útil pra mim e pra um monte de gente, só por
isso, já vale a pena. Pra colocar no wiki, fico pensando se vale a pena
porque fico pensando em [1].

>    Só se for na Gini :)

Nela não, tadinha.

[2] http://ubuntued.info/