ubuntu-br-doc team mailing list archive

Re: Documentação de bug

Vou tentar ser mais sucinto dessa vez:

Em 23 de março de 2011 01:38, Zandre Bran <zandrebran@xxxxxxxxxx> escreveu:

> <corte>

>     Não faria unilateralmente com o time. Está decisão não é minha e
> sim do time. Agora o time tem que responder; como agora que estamos
> trocando ideias e as outras 35 pessoas existentes não tem nenhum
> pensamento sobre.
>
>    Sim, vamos ao porque.

Aqui estamos falando de *comunidade*.

> [...]
> de usuários está fora do launchpad então está fora das estatísticas
> oficiais. Isso é um fato. Mas eu me pergunto o que faria com 1 milhão
> de carma? Um milhão de cds? Eu não vejo karma como reconhecimento da
> comunidade. E vejo o launchpad como uma excelente ferramenta open
> source para gerenciamento de software. Nada mais nada menos. E o
> negocio da Canonical com o launchpad é outro.
>
>    Eu possuo o @ubuntu.com com 22 de karma. Meu @ubuntu.com veio
> justamente do reconhecimento da comunidade. E o launchpad não é o
> único canal oficial da comunidade; como visto.

Pois é... eu traduzi cerca de 20 "chunks" no Roseta e meu "karma" subiu pra
21.

> de
> instalação,
>
>    Quantos cds você pediu? Várias pessoas recebem seus cds.

Eu pedi apenas um CD. Apenas pra me ajudar na promoção do sistema.

> [...]
> comunidade pelo nosso trabalho. O pessoal da lista lhe tem o maior
> apreço. Como eu tenho por ti. E minha motivação depois destes anos
> todos na lista, respondendo por vezes a mesma pergunta, é de um novato
> ir ficando e o conteúdo de suas repostas irem evoluindo. Como
> motivação saber que várias pessoas que estão na lista hoje
> participando e ajudando eu tive uma parcela destas "inicializações".
> Neste me tornei conhecido e reconhecido por aquelas pessoas. E como o
> launchpad, a lista também não é único canal oficial da comunidade.

É... Mas a questão nao é se você ou eu pensamos assim, ou assado. A questão
é que a coisa está montada assim e a única maneira de se medir
*objetivamente* as contribuições é essa. Eu não estou falando que temos de
nos enquadrar a ela, mas podemos criar outro tipo de "medidor". Sei lá...

Apenas estou dizendo como a coisa é, não que eu concordo com ela.

>     Aqui é uma questão; não a do mercenário :) Brindes para pessoas
> que mais produzem para o time de documentação é uma ideia. Cds,
> adesivos,...

É... Talvez seja uma.

>    Paulo, aqui você misturou. Não é a questão, mas quantos códigos
> ficavam de fora o openoffice.org porque a sun achava que ali não
> cabia? Porque a criação do libreoffice depois da compra pela Oracle?
> Enfim, o Ubuntu é da Canonical e ponto. Não é sobre isto que estamos
> falando; daqui a pouco vamos discutir as contribuições da Canonical
> com o Upstream do Debian, de patchs para kernel, do Unity no lugar do
> Shell,... A comunidade que hoje está no Ubuntu não é da Canonical isto
> é também é fato. Mas vamos falar do time de documentação?

Aqui você falou tudo: "o Ubuntu é da Canonical e ponto." Isso é fundamental
pra entender o porque da falta de contribuição das pessoas. Se o Ubuntu é da
Canonical, que raios essa comunidade faz?

Eu assino a lista do Debian-br também, como alguns daqui. Uma vez (isso faz
tempo e não sei nem em que thread foi, tô com preguiça de procurar), uma
pessoa criticou a comunidade Ubuntu e disse que preferia contribuir no
Debian porque não queria que seu esforço fosse apropriado por uma empresa
privada.

Não estamos discutindo questões técnicas. Estamos discutindo a essência de
como funciona uma comunidade. Ou então assumindo que a "comunidade" não
passa de uma ferramenta de marketing e suporte gratuitos da Canonical. E aí,
meu amigo, a vaca foi pro brejo de vez.

Eu acho que essa comunidade poderia ser muito mais do que é hoje, se saísse
da tutela da Canonical e fosse mais independente. Mas é uma opinião e eu não
vou criar uma cruzada revolucionária para tentar isso. O que estou fazendo
aqui é tentar te mostrar, e pra quem estiver interessado, os motivos pelos
quais eu penso que as coisas estão travadas.

Avaliar isso e decidir a procedência, ou não, das minhas opiniões, é com a
comunidade. Estou apenas contribuindo com ideias, não pregando o caos.

>    A wiki só está na Canonical porque pedimos para estar. Isto me uma
> época que não tínhamos para onde ir. Não, não temos acesso aos
> servidores da Canonical. E ela ao meu entender não dá a devida atenção
> as nossa requisições. Veja o tema de ubuntu-br, é do 6-04. Agora vamos
> para onde com o time de documentação? O libreoffice tem estrutura para
> hospedar o time? A wikipedia no Brasil teria esta estrutura? O que nos
> faz pensar que mudar de lugar traria mais contribuições? Wiki Wiki é
> Wiki Wiki, isto não muda.

Eu diria que essa é apenas uma questão de pedir. O Debian, o Mozila, o
PostGreSQL e parte da estrutura da comunidade brasileira do LibreOffice está
com a ASL. Quem administra essas estruturas é o faw. Essa é uma
possibilidade que poderia ser discutida.

Não estou dizendo que mudar de lugar traria mais contribuições. Estou
dizendo que ser mais independente, e ter mais flexibilidade, poderia ajudar
nisso.

>     Aqui discordo fortemente! Digo isto porque participei ativamente
> da eleição deste conselho. Mas isto é outra questão que literalmente
> não cabe aqui.

Sobre o conselho. E sobre o resto do argumento?

>     Sim, já que não temos acesso ao disco físico vamos para onde? O
> que lhe traz a convicção de que alterando o tema as coisas mudem?
> Porque, como disse,  wiki wiki é wiki wiki. Isto não muda lá nem cá.
> Tirando aquelas porcarias de ter que copiar e colar o código para
> inserir um simples crédito na página ou uma caixa de dica, o resto é o
> mesmo. Uma página pode ser escrita sem usar estes modelos e mesmo
> assim não são escritas. Por isto que não vejo para onde correr e por
> tal que externei esta questão ao time. Mas virou papo de 2 no meio de
> 35 :)

Ok. Então quais, na sua opinião, são causas dessa nossa inércia? Até agora
você rebateu as minhas opiniões, ao invés de pensar nelas.

Veja, Zandre, eu não estou dizendo que estou certo. Estou dizendo o quê,
*na**minha**opinião*, são causas do problema. Posso estar errado, mas não
vou deixar de dar minha opinião. Ela está aí pra ser avaliada.

>    Só nós realmente dependemos da wiki. Outros times a utilizam como
> um auxilio e não como ferramenta. Como disse, este formato em minha
> opinião morreu. O time de documentação virou extra-oficial porque a
> documentação oficial do ubuntu está aqui:
>
> http://ubuntu-manual.org/getinvolved
>
>    Além deste, com a publicação de documentos oficiais do Ubuntu o
> resto é dica. Então já que somos extra-oficiai poderíamos então ser ao
> menos um agregador de páginas. Começar uma campanha de escreva em seu
> blog e replique na wiki :)

Pois bem, então somos o único time fora do "sistema". E o único que está
sofrendo esses problemas... Aí tem coisa, não acha?

>     É isto que digo; com a publicação de documentos oficiais o time de
> documentação virou de tradução. Acredito que seria melhor aproveitado
> este teu trabalho participando de sua tradução no time do manuel;
> segue novamente o link:
>
> http://ubuntu-manual.org/getinvolved

Sim, eu já estou nele, também. E eles estão no Launchpad. E nós também
deveríamos estar. A tradução não é só converter um texto entre duas línguas.
Tem tradução de software, tem tradução de documentação, tem tradução de
páginas, tem tradução de notícias.

Além da tradução, tem as revisões: revisão dos textos, em si. Revisão do
sentido dos textos, geração de printscreens em nosso idioma das imagens
contidas nos documentos, adaptação das coisas para o contexto do usuário
brasileiro, enfim, documentação também é isso, e está *intimamente* ligada à
tradução.

Não adianta reinventar a roda e fazer documentação nova do zero, quando tem
tanta coisa disponível esperando pra ser traduzida. Eu não estou dizendo que
devemos nos transformar em tradutores, mas estou dizendo que nosso time
precisa de tradutores, de preferência que estejam, também, no time de
tradução e que se foquem na tradução de *documentação* pra ser colocada no
wiki ou seja lá onde for.

E eu acho que a movimentação de trabalhos deveria ser feita via launchpad,
ou através de algum outro modo de medição de contribuição.

> Minha conclusão deste bate papo é de continuar levando uma estrela
> ao mar por vez. Em outras, continuar minha contribuição como sempre a
> fiz e deixar as outras pessoas livres para não contribuir. O que me
> pergunto é do porque as pessoas fazem parte de um time para não
> participar; isto eu não compreendo. É isto, uma estrela por vez ao mar
> é que continuarei à fazer.

Com toda essa confusão na comunidade do LibreOffice, eu tive de me afastar
daqui. Também assumi várias responsabilidades lá. Mas continuo disposto a
continuar aqui, e contribuir da maneira que posso.

Tenho algum material no blog que posso colocar no wiki. Você poderia me
ajudar a classificá-lo?

Abraço.

--
Paulo de Souza Lima