Re: Atualizações em Fases

Leonardo,

o unity (nas suas versões em gtk) utiliza os mesmos procedimentos de
configuração do gnome3 (sem a utilização do seu shell, pois o unity possui
o seu proprio e desde as versões de gtk2).

Vale lembrar que é o GNOME (aonde o unity eh baseado) que tem total
compatibilidade e homologação ao uso do dbus para receber as msgs de outras
aplicações, maneira que é configurada em /usr/share/dbus-1/services e
(..)/system-services é exatamente a mesma orientada para o gnome.

Outro fator é a utilização dos mesmos recursos em /etc/environment e
pacotes, tanto quanto o "congelamento" de versões e plugins do compiz.
Sempre existindo a necessidade de atualização do compiz + binarios do unity
e pacotes gnome, ao mesmo tempo, quando houver.

Ambos usando o mesmo /usr/share/compiz e /usr/share/compizconfig com todos
os seus arquivos xml, conhecidos e ainda sim... utilizam (gnome e unity) a
mesma

Utilizam tb a mesma GLib-GIO, glib, Settings schema e as mesmas chaves
em /usr/share/glib-2.0/schemas/ e comandos simples de gerenciamento de
aplicações para o uso do unity (como do gnome)
como gnome-control-center,system-config-printer, nautilus, compiz,
zeitgeist (E o seu datahub), antigo shares-admin e users-admin e outros,
são extamente a mesma coisa..

Com a exceção de alguns scripts em py e outros scripts
como /usr/bin/update-manager,/usr/bin/software-center, alguns scripts para
o apt e outras coisas mais, são de exclusividade para o unity e que podem
ser facilmente levado a qualquer distro somente com o Ubuntu, como acontece
com o Ubuntu Gnome.

Não ha nada que faca o unity ser pesado no seu sistema mais do que o GNOME
ou GNOME mais do que o UNITY, a não ser uma boa personalização (após o
primeiro boot e primeiro logon). Sendo muito mais facil o GNOME3.x ter
algum problema de performance devido a versões mais ativas como grandes
diferencas da versao 3.6 para 3.8 e lembrando que tudo isso (qualquer tipo
para efeitos) padronizados ou desabilitados
com gsettings, gsettings-schema-convert e /etc/environment.

Realmente, vamos manter uma personalização nos nossos desktops e "cuidar"
deles, mas sem atualização de hardware e entedimento do mesmo, é complicado.

Eu pessoalmente uso o wmaker no Ubuntu e gosto, mas tenho um carinho
especial por Unity e GNOME3.

Sobre o procedimento de atualização da Canonical, para quem ja criou algum
repositorio na vida em apt, sabe que normal definir prioridade para o
cliente e server conforme solicações para atualização. Mas esse
procedimento vai alem disso e acho interessante que todos venham ler para
evitar desconhecimentos.

https://wiki.ubuntu.com/PhasedUpdates

Abs a todos.