Re: Tropicalização

Bom dia,

Gostaria de parabenizar a todos pelo nível das contribuições para este
assunto que, sem dúvida, é uma das decisões fundamentais da tropicalização.

Pelo que entendi até agora (em relação ao OpenERP como está hoje e não ao
módulo base_brasil):

Nome do Parceiro - atributo já existente.
Será necessário quebrar a restrição do atributo name  (Nome) da classe
res_partner?
A princípio, pelas observações subseqüentes da lista, não é necessário.
Segundo o meu entendimento o atributo name  da classe res_partner seria
então utilizado pelo usuário apenas para identificar o cliente.
Unicidade? Sim, respeitando a restrição existente no módulo base. Assim
nossas customizações pode ser efetuadas por herança desta classe.
Mandatório? Sim. pelo mesmo motivo acima.

Razão Social - Não existe este atributo.
É necessário? No meu entendimento não (me corrijam se eu estiver errado).
Este seria o mesmo atributo do Nome do Parceiro. Para resolver os problemas
referentes a filiais / departamentos com Nome de Parceiro diferentes
utilizariamos a estrutura da empresa (eu preferiria chamar de estrutura do
parceiro pois pode ser aplicado também para PF).
Quando desejarmos a Razão Social do Parceiro utilizariamos o campo Nome do
próprio parceiro (departamento, filial, dependente - no caso de PF) e quando
desejarmos a Razão Social do Parceiro Principal (Matriz ou responsável)
utilizaríamos o campo Nome do Parceiro Principal (segundo a estrutura do
parceiro).
Unicidade? Já que manteríamos o name da classe res_partner, teríamos que
manter esta restrição. (Pessoal: aqui podemos ter algum problema?)

CNPJ/CPF - Não existe ainda este atributo (a não ser que utilizemos o código
do cliente para isso).
É necessário? Sim.
Poderíamos utilizar o código do cliente para isso? Acredito que não. Muitas
empresas já podem ter uma codificação para os clientes e processos
dependentes desta codificação.
Onde vamos criá-lo? Eu acredito que o CNPJ/CPF tem um mesmo comportamento em
termos de dependência da Razão Social e deveria andar junto com ela (pelo
que já foi exposto aqui na lista em relação a orgãos públicos e filiais).
Deve ser mandatório? Não. Como já foi
Unicidade? Não estou bem certo. Eu manteria (baseado no esquema de
hierarquia) mas pode ser quebrado caso exista uma justificativa.
Mandatório? Não.

Considerações em relação ao módulo base_brasil:

Não sei se pelo exposto acima, o motivo da separação do partner em duas
classes diferentes (física e jurídica) não deixaria de existir. Não sei se
já existe uma forma de habilitar / desabilitar campos na view de acordo com
o conteúdo de outros campos mas se existir, os campos diferentes existentes
em relação a uma ou outra modalidade (PJ/PF) seriam habilitados ou
desabilitados dependendo do conteúdo do campo tipo_pessoa (conforme código
apresentado pelo Luiz França):
        'tipo_pessoa': fields.selection([('F', 'Física'), ('J',
'Jurídica')], 'Tipo de pessoa', required=True),

Apenas acredito que teríamos que colocar todos esses atributos na classe que
herda diretamente do res_partner.

Acho que é isso e espero não ter falado muita besteira  mas ... se falei,
por favor me indiquem.

Um abraço a todos,

--
Joe Bertoli Pimentel