Re: em breve o site da comunidade OpenERP Brasil...

2009/8/23 Raphaël Valyi <rvalyi@xxxxxxxxx>:

> A idea, é de um portal simples (para ser neutro) com ums 10/15 paginas que
> permite a de orientar a comunidade. Achamos que para ter a legitimidade de
> representar a comunidade brasileira, o site deve ter conteudo criado da
> maneira mas democratica possivel, por isso, achamos que e bom que esse

Simples é bom.

> Por enquanto nao ha recursos para pretender traduzir toda documentaçao do
> OpenERP (mais de 1000 paginas no site openerp.com). Na França, a comunidade

Concordo. Melhor ir atrás de funcionalidade ("tropicalização") primeiro.

> O conteudo do openerpbrasil.org sera colocado no bzr do Launchpad da
> comunidade logo para permitir atualizaçao/extençao pelos membros. Para fazer
> simples e de graça, por enquanto o site e feito usand Ruby on Rails +
> Compass. Mas isso e apenas feito para generar um cache statico porque por

UFA! Quanta coisa! Tive que ler umas três vezes e ir atrás dos 6 sites
linkados para entender o que você estava querendo dizer. Vou tentar
traduzir aqui para poupar os outros do mesmo trabalho:

O site está escrito numa meta-linguagem (e um bocado de bibliotecas
semânticas de CSS) que é traduzida para HTML e CSS usando Ruby. Esse
conteúdo estático é servido do Google AppEngine, por ser gratuito.
Quando quisermos o site dinâmico, instala-se o JRuby para rodar o
Rails propriamente dito.

Parece um bom começo, e se você conhece essas ferramentas, vá em
frente. Só que "democrático" não vai ser, por que quem quiser
contribuir para esse site vai ter que -- além de baixar o código do
launchpad -- aprender uma outra linguagem baseada no Ruby, ao invés de
apenas escrever HTML e CSS que todo mundo já conhece.

Resumindo, eu acho que vamos ter o oposto do efeito desejado: menos
pessoas contribuirão por que a curva de aprendizado desse negócio todo
é mais alta.

Mas ter algo é melhor do que não ter nada.

Roberto