Re: em breve o site da comunidade OpenERP Brasil...

2009/8/24 Ronaldo Padula <ronaldopadula@xxxxxxxxx>

> Eu sinceramente entendi pouco o que vai dar como rsultado, mas é que não
> sou muito lgado neste tanto de ferramenta descrita mesmo não! rss...o que eu
> havia imaginado seria um site em Drupal com um registro de domínio (já foi
> feito) onde eu poderia ceder espaço gratuitamente em um servidor que eu já
> tenho. De qualquer forma anda ofereço o meu servidor para hospdagem do site
> gratuitamente.
> No mais, o qu eu puder fazer pra ajudar a simplificar....
>
> abraço!

Ola Ronaldo e outros

desculpa por nao ter respondido antes. Entao, gostariamos da sua ajuda, mas
tem umas questaoes pendentes:

1) Quanto tempo/sobre que prazo vc vai investir no OpenERP? Nos nao sabemos
de nada. Por enquanto ja tou contribuindo o pojeto OpenERP ha mas de 1 ano e
meio (centenas de post no forum oficial, centenas de bugs achados, dezenas
de modulos feitos, incluindo connector com Magento, Rails, cofigurador de
produtos, tudo de forma abterta e GPL) e Renato e mim pelo menos temos
objetivos de trabalhar professionalemente integrando OpenERP, inclusive ja
montei a impresa Akretion por issa. Quer dizer, pelo menos e dificil duvidar
da nossa implicaçao no projeto. A Akretion tb ja esta caminhando para ser
parceiro oficial do OpenERP (quer dizer participar financiaramente do
projeto OpenERP) e nos bem separamos os dois sites (da Akretion) e da
comunidade, que realmente nao consideramos nossa propriedade e por isso
fazemos todo esse esforço para deixar ele mas democratico que possivel.
Sei que da outra forma umas pessoas podem duvidar da nossa impartialidade
entao ja que nos teremos interesse direito nisso. Pois, e por isso que nos
tantamos criar algo simples com criaçao de conteudo num lugar que nao
pertence da gente exclusivamente (Launchpad). Quem tanbem duvidar so
investigua meu perfil nau Launchpad ou Google para tirar duvidas. Agora,
logo que tenemos indicios que vc se implicaria bastante, vamos sim tantar
trabalhar junto.
Quais sao seus objetivos?

2) Um CMS Tipo Drupal tem modo de contribuir facilmente so pela interface
web. O problema e que quem pode ter certeza que suficentemente de pessoas
vao poder participar do conteudo? Uue nao se restringiria o accesso a um
pequano grupo e perder a legimitimidade para ser o portal brasileiro do
OpenERP? Ou seja, como facilemente separar a criaçao do conteudo das pessoas
que administram o site? (ou que eu proponhe e apenas botar o conteudo com
template HAML (~HTML simplicado) no Launchpad, entao o modo de contribuir e
Launchpad, talvez nao seja o mais sexy, mas, igual da documentaçao oficial
do OpenERP ou do codigo fonte, isso permitte uma criaçao bem controllada e
democratica, independente de um dono de site. Pare quem quiser fazer mas
documentaçao, proponho de deporta-la do site e apenas mentionar o link no
portal. O que acham?

3) Eu pretendo investir um pouco de tempo nessas coisas de site (vejà jà o
design), mais infelizmente nunca usei do Drupal e eu nunca teve interresse
no PHP (usei bastantes CMS mas em Java, que nao achei muito competitivos
alias), quer dizer no caso, eu nao seria de muito ajuda. Se outras pessoas
fizer tudo bem, mas e preciso ter certeza, o que nos nao temos por nao
conhecer vc por enquanto (sem nenhum preconceito negativo). Talvez vc pode
falar mais sobre isso. A relaçao do conteudo, o que nos precisamos por
enquanto, a technologia do site nao muda nada.

4) Basicamente, uma coisa que eu queria evitar, so para dar um exemplo.
Imagine que por enquanto vc vai investir pouco ou pouco tempo no OpenERP, ai
o site da comunidade sai igual da Espagnol: com design muito amador:
http://www.openerpsite.com e controllado principalemente por uma pessoa, que
alias nunca integrou o OpenERP ja (nao e critica, claro, todos precisamos
começar).
Eu pretendo que a technologia do OpenERP e muito melhor do que da Totvz, SAP
ou M$ por enquanto. Como que e que nos professionais e voces vamos convercer
a galeira irational do marketing se o site que representa o OpenERP Brasil
sai de um jeito tao amador? Agora, gosto da ideia de um blog, mas por isso,
basta fazer um planet, tipo http://openobject.com/planet/ ai o site mostra o
melhor que e publicado sobre o OpenERP Brasil, e cada blogger tem motivaçao
de alcançar um trafego por que ainda permanece dono do que escreveu.

5) Sobre wiki: imagina que a comunidade francesa seja 10 ou 100 vezes maior
e mais ativa do que da brasileira por enquanto. Agora, mesmo la o wiki nao
deu certo. Foi um momento aque a Tiny tirou ele do ar, porque ele tava tao
des-atualizado que so dava mal conselhos. O OpenERP evolue rapidamente 24
horas por 24, 7 dias por semanas. Alguem pode se empolgar a manter um wiki e
depois desistir. Eu acho que tem muitas outras coisas para ser feitas antes
disso, ate traduzir a documentaçao oficial no Launchpad, o que pelo menos
permite saber o que e utrapassado e que nao e.

6) Sobre forums: forums sao legais, mas sem administraçao fica complicado.
Veja apenas o spam que tem la no forum oficial do openerp.com. Pelo menos, a
lista Launchpad e o Google Group (que alias acho muito melhor de acomphar e
buscar do que um forum) nao precisam de nenhuma manutançao.

Bom enfim e isso gentes. O que eu falo aqui e nada definitivo. Eu propoho eu
o site sai de alpha daqui amanha, focando no conteudo parea orientar a
comunidade. Dai, eu acho que:
1) em primeiro lugar voces podem contribuir no conteudo, o que e que a
comunidade precisa logo
2) caso voces demostram compromisso com o projeto no tempo e que a
comunidade gostar da idea, ai sim, vamos deixar voces administrar no CMS que
querem e pegar esse conteudo que a gente je tem feito nessa primeira
plataforma.
3) e realmente bem vindo que vai publicar artigos de blogs, tutorias,
screencast, ou ate site sobre openerpbrasil. La no portal, apenas
mentionamos todos esses artigos (nada mas facil do que criar um fluxo
RSS/Atom planet usando do Yahoo Pipe por exemplo).

Mais umas preciçoes:

   - eu Renato que esta bastante implicado no projeto openerpbrasil e talvez
   se junta a Akretion ta ocupado com o trabalho dele, mas consegue passar umas
   2/3 horas por dia para ajudar o projeto de localiçaçao
   - o Joe Pimentel que ja se implicou bastante tb ta cheio de trabalho por
   enquanto.
   - eu, tenho tempo dedicado na Akretion agora. So que como e preciso se
   manter e que nos achamos que vai demorar pelo menos mas umas 3 semanas antes
   que a localisçao seja suficentemente avançada para começar qualquer projeto
   brasileiro, entao tou trabalhando com projetos para franceses por enquanto
   (veja meus commits no Launchpad nos extra addons e community extra addons).
   E so para avisar que de jeito nehnum nos estamos ja trabalhnado para projeto
   brasileiro de forma fechada, o que seria todo o contrario do que o objetivo
   da Akretion.
   - o Renato e dono do openerpbrasil.org, eu seria dono da conta AppEngine
   (de graça), e voces todos seriam dono do conteudo do portal pelo Launchpad.
   Quer dizer ja esta bem decentralizado e logo que podemos, nos poderiamos
   fazer mais, tipo uma fundçao ou qualquer coisa assim.

Que acham? Daqui ums minutinhos, je presento as rubricas que nos imaginamos
para discutir delas. Desculpa pelo portugues, pretendo melhorar esse punto
em breve. De qualquer jeito, quem criara o conteudo do portal nao sera eu,
entao, nao vai ter problemas desse la no site...