Re: Site(s) de divulgação do OpenERP

> Com relação aos blueprints eu visualizei alguns mas estou sentindo falta de
> um texto mais explicativo (tipo uma mini especificação). Não poderíamos
> criar algum link no site
>

> www.openerpbrasil.org  e efetuar o link na "blueprint" traçando as linhas
> gerais dos objetivos. Acho que ficaria mais fácil dos outros poderem
> contribuir com elas.

Pessoalmente nao escrevo muito naquelas blueprints porque ainda nao escrevo
portuguese direito (teria ate que trocar de teclado), mas se tem gente que
quer completar, obviou que o que eu fiz ate agora foi apenas rascunhos para
organisar as prioridades e democratizar o que esta sendo feito.

Outra coisa: o site www.openerpbrasil.org ainda nao e bem interactivo assim
que foi ate demais falado.
Mas eu acho que as blueprints estao ainda numa fase apenas de discussao e
nao de especificaçao definitiva.
Quem quer fazer trabalho de divulgaçao do que esta sendo feito, seja bem
vindo pare escrever sobre isso.

Por isso acho que melhor lugar para debater dessas blueprints por enquanto
sao:
- as blueprints no Launchpad mesmo
- essa lista
- o forum (que ainda nao foi usado):
http://groups.google.com.br/group/openerp-brasil

Depois que as coisas vao se formalizando, vamos formalizar o "whiteboard"
daquelas blueprints. Essas fases na minha opinao servem apenas para
articular a galeira mais ligada que frequenta essa comunidade.

Claro, logo depois, temos que formalisar o conteudo no portal
para democratizar a coisa. Por isso acredito que o portal tera umas 10
paginas sobre "localizaçao brasileira" do OpenERP,  explicando por exemplo
como foi implementado a nota fiscal ou como usars das varias taxas
braileiras. So nesse fase final que eu veja iniciativas tipo do Ronaldo se
encaixar.
Mas tambem, nao vao ser super tantas paginas assim, umas 10 no maximo. Mais
paginas do que isso, acredito que nao trataria da localizaçao mais do scope
geral do OpenERP (ai se pode escrever ate 1500 paginas para ser completo,
como no site oficial) e volto a dizer que para investir recursos nisso, vale
a pena a comunidade crescer muito (possivelement nao de um jeito artificial)
para poder mainter tutorias fundos e atualisados. No caso, pode ser que
traduzir a documentaçao no Launchpad, conforme o que Tiny proponhe seja a
coisa mais adequada, mas so acho que tera como fazer isso no Brasil daqui
pelo menos um ano.

Eu acho que quando entraremos nessa fase apenas de divulgaçao da localizaçao
(eu diria 3 semanas) , o problema da interatividade do portal poderia ate
sera resolvida poir meio de um CMS, ou pelo menos teria tutorial explicando
paso a paso como qualquer um pode contribuir conteudo na forma atual do
portal. Tambem so lrembramos que que mandar conteudo tipo word, a gente
integra ele la por enquanto. Posts de blogs sao tambem bem vindos e passarao
a ser divulgados.

Por enquanto, em vez de por apenas rascunhos no portal, proponho do que as
bluepints la no portal:
http://www.openerpbrasil.org/localizacao_brasil/localizacao_brasileira
tem conteudo de feed, e nao apenas um titulo + link.
Acontece, que tao estranho que parece, o Launchpad NAO disponibiza feed
nehnum para as blueprints e os posts da mailing list.
Teve que extrair o conteudo do Launchpad criando Yahoo Pipes sophisticados:
http://pipes.yahoo.com/pipes/pipe.info?_id=9269f8193dad4241c7b4cf964f86f6be
://pipes.yahoo.com/pipes/pipe.info?_id=98f9fa5d9170782729ffd070a4f5cbb5

Da para completar esses com sub-pipes para associar o corpo do blueprint o
do mail dentro do item do feed, seguindo esse tutorial por exemplo:
http://www.daybarr.com/blog/2007/12/11/yahoo-pipes-tutorial-an-example-using-the-fetch-page-module-to-make-a-web-scraper
Qualquer que seja a soluçao do portal usado, me parece essential a gente ter
esses conteudos de blueprints e da lista no portal.
Por enquanto acho que nao e prioridade, mais quem quiser melhorar esses
fluxos sejam bem vindos. Daqui umas 3 semanas eu farei se ninguem fez antes.
O que da para voces fazer tambem e fazer um "subscribe" a cada blueprint do
Launchpad para seuir melhor e ficar informado por email.

Em breve, so para responder o Ronaldo que fala:
"A primeira é pensar que as pessoas entram para se aproveitar do trabalho
dos outros sem contribuir em nada, conforme fui acusado!"
-> Ronaldo, nao pega a coisa pessoalmente por favor. Nao e bem assim nao. E
so que voce nao tem demostrado ainda aqui que tem feito algo util para a a
localizaçao ou o OpenERP (conforme seu perfil launchpad ou historico de
mail). Voce esta super empolgado e faz varios anuncios mais de conteudo que
serve ainda esperamos. Por isso, acho bem inutil vc criar coisa alternativa.
Sera que realmente e impossivel vc demostrar aqui seu compromisso umas
semanas para que a gente pode chegar a ter confiança e o papel de ser apenas
"dono" do portal a localizaçao brasileira do OpenERP da qual vc ainda nem
participou? Nos estamos sim com necessidade de gente que se dedica mais a
criar site e conteudo, e apenas uma questao de semanas e de criar confiança.

"E sinto muito por este projeto já ter proprietário"
-> O que queremos e apenas o contrario: nos queremos GARANTIR que esse
portal nao tem "proprioterio" ao contrario dos pretendidos portais que eu
mostrei de contra examplo. Ate foi exatamente a razao da separaçao de depois
do merge recente de dois projetos Launchpad assim que vc pode ter
acompanhado nessa lista.
Por isso assumei a coisa ate agora porque ninguem tem feito antes e porque
minha ativitade no Launchpad pode levar as pessoas a ter uma certa
confiança. Mesmo assim, o conteudo desse portal fica alteravel para qualquer
membro dessa comunidade e quem tem o dominio openerpbrasil.org nem sou eu, e
uma pessoa e que fez o esforço de se mostrar digno de confiança, o Renato,
procurei fazer igual do meu lado, peço voce fazer tambem e ressalto: nao tem
so coisas de densenvolvidor (apesar que nao se nasce desenvolvidor, so tem
gente que faz o esforço aprender) para ser feito, acredito que a metade do
tranbalho de localizaçao nao e com codigo.
Open source e realmente uma meritocraticia, logo que vc demostara um grande
compromisso, a gente passa a te dar responsabilidades. Por enquanto vc deve
entender que fica dificil entregar nosso esfoço nas moes de quem nao
conhecemos.

Se voce realmente nao pode esperar, o que tem tanto para perder enquanto a
localizaçao nem esta usavel? Porque quer criar projeto concorente e nao
complementario? Voce parece pensar que a comunidade vai ser grande suficente
e a localizaçao avançada suficente para ter monte de conteudo wiki e
tutoriais em portugues (nao acho que isso acontece nos 4 meses que vem), por
ter acompanhado o crescimento do OpenERP em outros pais antes. Mas isso e
seu direito.

O Portal nao tem voçao de ser lugar de criar aquele conteudo sobre OpenERP
fora o aspeito da localizaçao, porque acho que em vez de ficar
estruturado, por enquanto, vai ficar flutuando muito dependando das poucas
contibuçoes heteroclitas em conteudo e qualidades e assim que aconteceu na
França, pode ficar utrapassado muito rapidamente, danificando a imagem do
produto caso o esforço de manutenço.
Entao, porque nao criar um site para isso especificamente? Dai mencionamos
no portal os novos artigos e isso redireciona no seu site, como sites de
outras pessoas falando sobre o OpenERP no Brasil. Outra razao e que por
enquanto, antes de criar uma fundaçao ou algo parcedido, portal tem dono
(apenas administrador).  Se uma pessoa controla demais conteudo, pode se
perguntar sobre a legitimidade da coisa. Com portal decentralizado, essa
pergunta e menos gritante.

Bom tao o Renato que o Gabriel deveriam ajudar bastante a avançar nessa
semana, voltamos a avisar mais.

Abraço