RES: melhoras no sistem de reconciliação de pagamentos, o que e préciso?

Rafaël
Estou interessado no assunto, mas com dificuldade em entender, por favor
ajude:

"Write-off" do Inglês traduzimos para "baixa"
O assunto original do seu cliente é baixa de ativos ou é desconto no valor
da venda? Ou nenhum dos dois?
No blog (em francês) o pdf do seu cliente diz constatation d'un écart.
Entendi como "constatação de uma diferença", é isso?

O exemplo era uma diferença de 1 Euro em uma compra de 1000,00
No exemplo, o erro foi criado no lançamento inicial em valor errado(entry) e
foi descoberto somente no fechamento (na reconciliação).
(por curiosidade meu pai, que era contador, quando me ensinou isso, disse
que chama-se "martelar o balanço")

Se a questão é fazer um lançamento de write-off para eliminar diferenças
causadas por erro, não deveria haver diferença de imposto (no Brasil) já que
os impostos são calculados a partir dos documentos fiscais de entrada e
saída, independente de como foram contabilizados.

O que o cliente pediu é muito importante por questões de auditoria. O
"martelo" é mau visto pelos auditores porque dá margem a fraudes. Registrar
a data do write-off, o nome de quem fez seria ótimo (como ele pediu). A
conta analítica concordo que é opcional, para minha empresa seria ótimo.

No caso de diferenças causadas por desconto, eu tenho no meu plano de contas
da empresa uma conta chamada "descontos concedidos a cliente" e faço
lançamentos diretamente nesta conta, mas isso não é write-off. Altera o
cálculo de Imposto de Renda, mas é lícito. Não altera a NF e portanto não
tem impacto no ICMS e outros impostos.

O outro cenário, que descreve o Clovis, ocorre quando você já apurou o
imposto, informou o fisco ou até recolheu o imposto, mas o seu cliente quer
devolver o produto ou quer um desconto para compensar insatisfação,
diferença de quantidade, etc. Isso não é write-off no meu entendimento. Isso
é outro processo, de devolução, que gera um lançamento contábil novo: você
recebe uma NF de devolução, e lança um crédito de imposto e um crédito de
valor de produto. O problema no Brasil é que o Governo criou um processo
difícil para devolução ou compensação do imposto, que deve ser tratado fora
do ERP por enquanto (ou seria um módulo novo no futuro)

VAT: por favor, se for criar algum cálculo VAT automárico, lembre-se de
incluir um check-box para o usuário optar por usar ou não. Isso porque, na
versão Brasil não podemos ter o VAT automático, como já falei em outro
thread.

Bicudo