Re: Documentação de bug

2011/3/22 Paulo de Souza Lima <paulo.s.lima@xxxxxxxxx>:
> Boa noite. Isso vai ser longo:

   Ôlas Paulo. Vamos lá.

> 3 - Seria o caso de perguntar para os donos dos blogs [2], [3], [4], por
> exemplo, por que eles não publicam seus posts no wiki do Ubuntu. Apesar de
> que este último é um dos que conseguem publicar no Planeta Ubuntu, mas isso
> não é a mesma coisa que converter o post em página do wiki, ou documentação
> oficial.

     Sim; seria o caso de perguntar.

> O meu blog não me gera um centavo [...]

    Eu nem blog tenho :) Sou completamente o anti social virtual. Nada
de redes sociais e *blogs (video, micro, foto ... blogs). Coisa mais
chata, pessoas me seguindo para onde vou:) Como diz o outro, vai indo
que eu não vou.

> Tá vendo? Outra estrutura, outras regras, mais liberdade.

    Mas que foi criado para falar sobre tudo. Já tentou enviar uma
dica do Ubuntu no planeta do Fedora ou da Debian? Mas vamos focar no
time?

> Se for pra fazer um blog restrito a isso, prefiro me inscrever como autor em
> algum blog temático, a desenvolver uma estrutura apenas pra servir o Planeta
> Ubuntu.

    Por que o planeta está cada vez mais vazio de conteúdo? Porque o
que vemos hoje são somente republicações do que rola do OMG!, WebUpd8
e planeta ubuntu us? Nada de novo, nada que não se tenha lido horas
antes. Mas vamos focar no time de documentação porque sim, são
estruturas separadas como resposta no [1].

> Com certeza. mas do jeito que vc falou, eu achei que tinha mudado de ideia.
> Mas o problema é que estamos tentando buscar soluções sem conhecer as
> causas. Que tal descobrirmos essas causas e focarmos nelas?

    Não faria unilateralmente com o time. Está decisão não é minha e
sim do time. Agora o time tem que responder; como agora que estamos
trocando ideias e as outras 35 pessoas existentes não tem nenhum
pensamento sobre.

    Sim, vamos ao porque.

> Tá... Digamos que eu queira traduzir toda a documentação disponível do
> Ubuntu. Como deveria proceder? Por documentação, por favor, entenda: Manuais
> do usuário e páginas de documentação disponíveis no wiki internacional. Como
> isso contaria no meu "karma"? Como a comunidade reconheceria minhas
> contribuições?

    No [1] :)

> [...] Talvez um "estágio" de algumas pessoas lá fosse de algum proveito.

    Não posso entrar na questão porque não conheço a comunidade. Mas a
questão não são as comunidades, a questão é o time de documentação. E
claro que teria o prazer de conhecer a estrutura desta imensa
comunidade e de como ela é gerida.

> Agora vamos ao [1]:
> [1] Qual é o reconhecimento que temos por incluir nossos posts no wiki? Qual
> é o reconhecimento que temos por ficar anos respondendo na lista de
> usuários? Agora, qual é o reconhecimento que temos quando traduzimos algumas
> linhas no Roseta ou incluímos um comentário num bug report? [...]

    Não estamos no launchpad então estamos fora do principal canal
oficial do Ubuntu contabilizado pela Canonical. A lista de discussão
de usuários está fora do launchpad então está fora das estatísticas
oficiais. Isso é um fato. Mas eu me pergunto o que faria com 1 milhão
de carma? Um milhão de cds? Eu não vejo karma como reconhecimento da
comunidade. E vejo o launchpad como uma excelente ferramenta open
source para gerenciamento de software. Nada mais nada menos. E o
negocio da Canonical com o launchpad é outro.

    Eu possuo o @ubuntu.com com 22 de karma. Meu @ubuntu.com veio
justamente do reconhecimento da comunidade. E o launchpad não é o
único canal oficial da comunidade; como visto.

> Eu passei 3 anos
> respondendo na lista de usuários e meu "karma" não saiu do zero, a ponto de
> eu ter de aceitar a gentil ajuda do nethell pra pedir um CD de instalação,
> porque eu não tinha direitos para isso.[...]

    Quantos cds você pediu? Várias pessoas recebem seus cds.

>[...] mas se eu
> não estiver no "sistema", nem fazer coisas que sejam "contáveis" pelo
> "sistema", continuo sendo um "zé mané" na comunidade Ubuntu-br. Isso, pra
> mim, é extremamente desmotivador.

    Realmente não penso assim. Acredito que temos o reconhecimento da
comunidade pelo nosso trabalho. O pessoal da lista lhe tem o maior
apreço. Como eu tenho por ti. E minha motivação depois destes anos
todos na lista, respondendo por vezes a mesma pergunta, é de um novato
ir ficando e o conteúdo de suas repostas irem evoluindo. Como
motivação saber que várias pessoas que estão na lista hoje
participando e ajudando eu tive uma parcela destas "inicializações".
Neste me tornei conhecido e reconhecido por aquelas pessoas. E como o
launchpad, a lista também não é único canal oficial da comunidade.

> E para quem acha que estou sendo mercenário, eu respondo que o
> reconhecimento é fundamental em qualquer meritocracia.

    Aqui é uma questão; não a do mercenário :) Brindes para pessoas
que mais produzem para o time de documentação é uma ideia. Cds,
adesivos,...

> Ah, tá! Quer dizer, então, que se a comunidade disser: não queremos o Unity,
> queremos o Gnome como padrão do Ubuntu, amanhã a Canonical muda tudo no
> 11.04, certo? Sei....

    Paulo, aqui você misturou. Não é a questão, mas quantos códigos
ficavam de fora o openoffice.org porque a sun achava que ali não
cabia? Porque a criação do libreoffice depois da compra pela Oracle?
Enfim, o Ubuntu é da Canonical e ponto. Não é sobre isto que estamos
falando; daqui a pouco vamos discutir as contribuições da Canonical
com o Upstream do Debian, de patchs para kernel, do Unity no lugar do
Shell,... A comunidade que hoje está no Ubuntu não é da Canonical isto
é também é fato. Mas vamos falar do time de documentação?

> Se, hoje, a comunidade brasileira decidisse sair da estrutura do MoinMoin e
> fazer uma outra, o pessoal da Canonical não ia falar nada? Eles apoiariam? E
> se um de nós precisasse incluir um plugin no MoinMoin para embutir vídeos
> nas páginas (como existe no Mediawiki), teríamos de pedir pra quem? Isso
> seria feito?

    A wiki só está na Canonical porque pedimos para estar. Isto me uma
época que não tínhamos para onde ir. Não, não temos acesso aos
servidores da Canonical. E ela ao meu entender não dá a devida atenção
as nossa requisições. Veja o tema de ubuntu-br, é do 6-04. Agora vamos
para onde com o time de documentação? O libreoffice tem estrutura para
hospedar o time? A wikipedia no Brasil teria esta estrutura? O que nos
faz pensar que mudar de lugar traria mais contribuições? Wiki Wiki é
Wiki Wiki, isto não muda.

> Eu te digo que a resposta para todas essas perguntas na comunidade do
> LibreOffice seria um redondo "sim". Aqui já não tenho tanta certeza.
> A impressão que eu tenho, e espero que me provem o contrário, é que a
> comunidade Ubuntu é muito influenciada (pra não dizer palavra mais forte)
> pela Canonical, sim.
> Veja quem são os integrantes do Conselho do Ubuntu-br e me diga que não é
> verdade. Eu não estou dizendo que isso é certo ou errado. Apenas estou
> justificando minha afirmação.

    Aqui discordo fortemente! Digo isto porque participei ativamente
da eleição deste conselho. Mas isto é outra questão que literalmente
não cabe aqui.

> Eu acho isso insuficiente. Eu acho que a estrutura do wiki deveria ser
> repensada. Ela é confusa, visualmente feia, cheia de restrições e
> burocrática.

    Sim, já que não temos acesso ao disco físico vamos para onde? O
que lhe traz a convicção de que alterando o tema as coisas mudem?
Porque, como disse,  wiki wiki é wiki wiki. Isto não muda lá nem cá.
Tirando aquelas porcarias de ter que copiar e colar o código para
inserir um simples crédito na página ou uma caixa de dica, o resto é o
mesmo. Uma página pode ser escrita sem usar estes modelos e mesmo
assim não são escritas. Por isto que não vejo para onde correr e por
tal que externei esta questão ao time. Mas virou papo de 2 no meio de
35 :)

> Eu fico imaginando se os times de tradução, desenvolvimento e segurança
> passam pelos mesmos problemas. Somos só nós que trabalhamos no wiki?

    Só nós realmente dependemos da wiki. Outros times a utilizam como
um auxilio e não como ferramenta. Como disse, este formato em minha
opinião morreu. O time de documentação virou extra-oficial porque a
documentação oficial do ubuntu está aqui:

http://ubuntu-manual.org/getinvolved

    Além deste, com a publicação de documentos oficiais do Ubuntu o
resto é dica. Então já que somos extra-oficiai poderíamos então ser ao
menos um agregador de páginas. Começar uma campanha de escreva em seu
blog e replique na wiki :)

> Cara, eu quero ajudar a documentar e divulgar o Ubuntu, mas eu me sinto
> engessado. Eu pretendo traduzir o manual do 10.04, ainda neste semestre, mas
> não tenho a menor ideia de onde colocar no wiki, nem se vai valer a pena o
> esforço. Eu sei que ele vai ser útil pra mim e pra um monte de gente, só por
> isso, já vale a pena. Pra colocar no wiki, fico pensando se vale a pena
> porque fico pensando em [1].

    É isto que digo; com a publicação de documentos oficiais o time de
documentação virou de tradução. Acredito que seria melhor aproveitado
este teu trabalho participando de sua tradução no time do manuel;
segue novamente o link:

http://ubuntu-manual.org/getinvolved

    Minha conclusão deste bate papo é de continuar levando uma estrela
ao mar por vez. Em outras, continuar minha contribuição como sempre a
fiz e deixar as outras pessoas livres para não contribuir. O que me
pergunto é do porque as pessoas fazem parte de um time para não
participar; isto eu não compreendo. É isto, uma estrela por vez ao mar
é que continuarei à fazer.

> Nela não, tadinha.

    Eu incluir algo mas esqueci completamente a letra :)

-- []s
-- Zandre.

:: https://launchpad.net/~zandrebran
:: http://www.linuxacessivel.org