ubuntu-br-rj team mailing list archive

Re: Festa de lançamento Ubuntu 10.10

Caros Colegas,

Eis uma notícia especial para quem os nossos colegas músicos. Recebi do
Eduardo Santos, do Portal do Software Público Brasileiro:

Em 16/11/2010 às 23:36 horas, eduardo.edusantos@xxxxxxxxx escreveu:

O Editor de Partituras Livres EDITOM chega ao Portal do Software
Público Brasileiro em clima de comemoração. O lançamento foi durante
evento dedicado à organização da Copa2014, nas instalações da FINEP no
Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença do compositor e
cantor Gabriel o Pensador que foi ao evento especialmente para
participar da disponibilização do EDITOM. No lançamento também
estiveram presentes o diretor de inovação da FINEP Eduardo Costa, o
empresário Roberto Bittar, responsável pela criação do EDITOM, e o
coordenador do Portal SPB, Corinto Meffe.

Na visão do empresário Roberto Bittar o EDITOM poderá ser utilizado
agora por qualquer pessoa, em particular pelas crianças que estão em
idade escolar. "Com a aprovação da legislação federal que retorna o
ensino da música nas escolas, o EDITOM certamente será uma ferramenta
que vai estimular ainda mais o estudo da música por parte das
crianças", completa Bittar.

A solução pode ser acessada direto no Portal do Software Público
Brasileiro pelo endereço
http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/detail-community, clicando no
botão "Acesse a comunidade EdiTom e baixe o software"

Algumas das principais características do EDITOM são apresentadas a seguir:

=> Possui tutores de flauta, violão e teclado, mostrando as posições
de cada nota ou acorde, na sequência da partitura escolhida. Os
tutores têm o objetivo de facilitar a execução de músicas a partir da
partitura, orientando os primeiros passos do aluno.

=> Ouvido Digital - Para os iniciantes reconhecerem as notas a partir
da emissão de algum som é algo muito difícil. Para facilitar a criação
da relação entre os sons produzidos e a música, o software transforma
seu assobio em notas colocadas na partitura, interpretando as notas,
durações e oitavas.

=> Além da forma tradicional da partitura, o software possui mais 5
formas diferentes de apresentar a partitura. Iniciando por ovais
coloridos sem o pentagrama, as simbologias  de escrita vão sendo
acrescentadas em cada forma, até se completar na sexta forma que é a
partitura tradicional.

=> São duas formas de edição de partitura convencional: ícone de nota
e de letras.

=> Permite tocar uma partitura, como se fosse um software de Karaokê
possibilitando repetir o exercício ou acompanhar a partitura,
utilizando o teclado do computador como se fosse um instrumento
musical.

=> O software possui várias funções facilitadoras que permitem
mudanças de tom, de escala, de ritmo, com apenas um clique do mouse
(botão da direita).

=> Permite a criação de acordes a partir da digitação de Cifras
musicais. Para ativar o criador de acordes, selecione o modo próprio
de edição (ícone de letras) e dê um duplo clique na partitura.

Tudo de bom a todos,

Marcus Vinicius
http://doutorlinux.com
--
"Havendo suficientes colaboradores,
Qualquer problema é passível de solução"

"O passado é apenas um recurso para o presente"
Clave de Clau

"O sofrimento é momentâneo; mas
O amor é para sempre"
Parafraseando Wun Dzu

"Ninguém é tão pobre que não possa dar um abraço; e
Ninguém é tão rico que não necessite de um abraço.
Anônimo