-------- Mensagem original --------
De: Joe Pimentel <joe.b.pimentel@xxxxxxxxx>
Para: Celso Canaan <celso.canaan@xxxxxxxxxxxx>
Cc: OpenErp Brasil <openerp-brazil-team@xxxxxxxxxxxxxxxxxxx>

Olá Celso,

Diagrama de classes: Eu também estou com essa dúvida.

Acho que o ideal seria importarmos o OpenERP no programa Dia, mas pelo
que pude observar até agora,  não existe a funcionalidade de engenharia
reversa para o código do OpenERP. O que existe no Dia é, a partir de um
diagrama desenhado, conseguir gerar o código do módulo.
Existe uma resposta no launchpad pra essa pergunta mas acho que não
entendi direito a resposta ou ela realmente não foi respondida de acordo
(https://answers.launchpad.net/openobject-server/+question/66205).

Tentei várias outras ferramentas UML mas apesar de conseguir importar o
código python, não obtive sucesso em exibir corretamente as relações
entre classes e seus atributos em nenhuma porque as relações de herança
e referência assim como as colunas não são código python mas sim
atributos mascarados como "_inherit = 'res.partner.address' " ou
"_columns = { 'column':  fields.char('Número', size=10) }".

Ou seja, acho que qualquer ferramenta UML terá que ter um plugin
específico para o OpenERP (ou para a camada de persistência que ele
utiliza).