Re: Ide para desenvolvimento em Python. Qual o melhor?

Bem Ronaldo,

O que eu posso passar é um pouco da minha experiência depurando o código do
OpenERP (não desenvolvi nenhum módulo ainda).

O OpenERP é um software bem interessante pq ele baseia-se no conceito MVC
(Model / View / Controller) para o qual vc pode ter maiores explicações
lendo o Developer Book (
http://doc.openerp.com/developer/index.html#book-develop-link) e além disto,
eles conseguiram implementar a parte de GUI de uma forma bastante
interessante.

Existe uma funcionalidade básica da parte cliente implementada (seja no
Cliente GTK, Cliente Web ou qualquer outro que seja implementado -- já
percebi que existe uma versão KDE em desenvolvimento mas não tive tempo de
testar) que dá suporte para a criação das janelas de coleta de dados.

O Servidor envia para o cliente a informação referente a estas janelas
(views / forms) através de requisições de rede (XMLRPC ou NETRPC, acho q tem
uma 3a forma...). O Cliente recebe esta informação e formata a janela de
acordo. (A informação referente as views / forms estão normalmente nos
arquivos .xml dos módulos do servidor).

Ou seja, vc não precisa de um IDE acoplado a um GUI Designer para construir
a parte gráfica das janelas do cliente.

Após o preenchimento dos campos o conteúdo é enviado novamente ao servidor
para processamento.

Espero ter esclarecido um pouco sobre este aspecto.