Re: Contabilidade no OpenERP

Bom dia, Ronaldo.

Em nossa experiência, a contabilidade apenas recebe e contabiliza os
dados dos outros módulos, apesar dela poder manter estes dados
independentemente (incluir, alterar, etc).

Pensamos ainda que a mentalidade de administradores e contadores é de
uma contabilidade que atenda o fisco, não a gestão da empresa. Assim
sendo, ela escritura diário, razão, balancetes, demonstrativos, etc, mas
normalmente após algum tempo dos fatos ocorridos. Em nosso Erp, existe
um módulo gerencial que classifica todos os valores gerados e em tempo
real para atender os gestores.

Mudar esta cultura não é fácil, ainda mais com nomenclaturas diferentes.
Talvez grandes empresas tenham mais receptividade a estas mudanças, mas
em pequenas e médias nas quais atuamos, temos dificuldades até para
implantar coisas bem mais simples.

A maioria das empresas mantém a contabilidade e as vezes a área fiscal e
pessoal (folha de pagamento) terceirizadas. Logo, é salutar pensar em um
sistema que gere (exporte) dados para o módulo de contabilidade.

Estamos a disposição para trocar experiências.

Celso.