Re: Fwd: Re: Código de Conduta e da Comunidade Ubuntu-br-sp

Zandre,

Estava torcendo para que esse assunto desse por terminado, mas vejo que
infelizmente não foi possível.
Então quero que, pelo menos de minha parte, este assunto se de por
encerrado.

Vamos lá - Não, não é uma empresa, mas não é uma bagunça.

Não tenho certeza do que você compreende por anarquia, mas não é isso que
desejo para o grupo e jamais iria participar ou pactuar com algo que não
tivesse diretrizes claras e organizadas. Já que nunca vi em qualquer canto
do mundo a "anarquia" funcionando de maneira benéfica a todos.
O código de conduta não é uma ferramenta de aprisionamento, pelo contrário,
é uma ferramenta de liberdade.

Mas quando falamos em liberdade temos que, infelizmente, citar e proteger o
"direito". Já que, novamente infelizmente, algumas pessoas veem apenas sua
liberdade e esquece a dos outros, assim como usufrui da liberdade e ignora
a obrigação.

Sim, pode parecer que a palavra obrigação seja imposição, mas ela só é
quando o sujeito que usufrui da liberdade lhe dada ignora onde ela termina
e onde começa a do outro sujeito.

Por conta disso que o código "protege" o direito de liberdade de todos,
dando ao "segundo sujeito" a proteção de não ser subjugado,  seja por
palavras ou atos, de outros que usem a liberdade dada de maneira
indiscriminada.

Então, meu amigo, a ideia de regras de condutas se dá única e
exclusivamente à proteção do grupo. Já que em qualquer lugar do mundo se
não houver regras não haverá harmonia.

Para finalizar esse assunto, por minha parte, se estou até hoje no grupo
isso se deu aos princípios que o código de conduta do Ubuntu prega. Não o
vejo de maneira a me aprisionar, pelo contrário, vejo-o como uma filosofia
de relacionamento entre as pessoas e que, se respeitado, pode ser benéfico
em qualquer área da sociedade.

Abraços e vamos focar em outras coisas mais importantes agora, já que o
UDay está estourando aí e ainda carecemos de mãos de obras para organizá-lo
a contento. ;-)

*Edson Lima*
Alisia Comunicação e Design
(19) 9134.8517 - CLARO
(19) 8350.6982 - TIM
www.alisia.com.br
www.coquinha.com.br
Ubuntu user 29797 - GNU/Linux user 501775