RES: RES: Tropicalização

No meu entender, a estrutura Partner serve para organizar as informações
cliente (no caso de vendas, mas poderia ser a mesma coisa com fornecedor).
Suponho que isso caracterize uma única conta contábil para cada Partner.
Vamos imaginar que uma empresa tem só dois clientes, "Petrobras" (um Partner
com milhares de endereços), e outro Partner seria "Armarinhos José" (com um
único endereço), mas se cada res.partner for caracterizado como um CNPJ, a
mesma empresa teria milhares de clientes, o que tornaria a administração de
clientes mais complexa.

Do ponto de vista de CRM:
- precisamos enxergar o cliente de forma unificada, pois se vou fazer uma
campanha, um acompanhamento de contatos, etc., preciso de uma estrutura do
cliente.
Do ponto de vista de Apuração de resultado
- preciso somar o que faturamos e quanto custou atender um cliente, somando
todas a filiais (agrupando em uma conta contábil).
- para fornecedores, precisamos consolidar as entregas oriundas de vários
CNPJ em uma única conta contábil daquele fornecedor (isso já é praxe)
Do ponto de vista de Faturamento (NF/legal)
- Uma fábrica tem 2 portões, um matriz outro filial, mas é o mesmo cliente,
preciso consolidar em um só registro, não faz sentido considerar 2 clientes

Na prática, na minha empresa, quando faço uma compra, mesmo de pequenas
empresas, os fornecedores tem rejeitado a minha solicitação de faturar para
a sede mas entregar no meu escritório (o escritório não tem CNPJ). Em outras
empresas, vão mais além, já não me pedem o endereço, me pedem o CNPJ e o
sistema preenche os dados do endereço automaticamente, e não aceita
correções (inclusive é um "feature" que devemos incorporar no futuro no
OpenERP).

O problema fica mais complexo com a NF eletrônica e SPED Fiscal, porque a NF
passa a ser emitida pela Receita, com o endereço que eles tem no cadastro, e
não com o endereço do ERP. Nas empresas a que damos consultoria, que tem SAP
ou Oracle instalados, isso tem sido um grande problema porque o cadastro
está "sujo" com números de CNPJ errados, o que causou, em algumas empresas,
problemas a ponto de parar o despacho porque não conseguiam emitir a NFe.

Quanto a pessoa física, há empresas que tem utilizado o CPF como
identificador único do indivíduo, ou seja, o número do cliente no sistema é
o número do CPF e nào mais um número sequencial. Isso facilita os controles
de segurança da empresa, e deverá ser mais utilizado com a entrada futura da
assinatura eletrônica digital. Isso porque o CPF é o único cadastro que tem
um número de identificação único para cada cidadão em todo o território
nacional

Pedro

  _____