Re: Fwd: Re: Código de Conduta e da Comunidade Ubuntu-br-sp

Olá pessoal,

Já faz alguns anos que a Comunidade Ubuntu Brasil tem a política de incluir
membros novos mediante assinatura do Código de Conduta e não penso que isso
tenha sido um problema em algum momento. O que estamos fazendo atualmente é
corrigir o que já foi estabelecido porém em um momento de desamparo acabou
passando despercebido. Essa situação se repete em todos os times do Ubuntu
Brasil.

Concordo em partes contigo Carlos, certamente o fato de não assinar o
Código de Conduta não faz com que a pessoa deixe de ser regida por ele, até
por que é muito comum passarmos por situações de pessoas que assinaram e de
alguma forma não respeitaram o que ele diz. E vice-versa. Entretanto, o
objetivo deste procedimento é fazer com que as pessoas efetivamente leiam e
estejam cientes que existe uma conduta e que ela deve ser seguida para
manter o bom funcionamento da comunidade.

Quanto ao time ser uma porta de entrada para comunidade, concordo
plenamente. Mas penso que nada mais válido para a pessoa que está
ingressando no time ser orientada - como vem acontecendo com todas as
pessoas que não assinaram o Código de Conduta - a efetuar a leitura e
assinatura dele. Sei que muitos podem pensar nisso como uma forma de
obstáculo para ingresso na Comunidade, mas na minha ótica serve como forma
de orientação para que a pessoa veja o quão bela e organizada é a conduta
que rege na nossa comunidade.

Em relação ao comparativo com os times de bugs, nossa lista no
lists.ubuntu.com (assim como as demais listas lá presentes) continua sendo
aberta ao público em geral, até por que muitas vezes contempla pessoas que
não estão dispostas a colaborar com a Comunidade efetivamente, mas apenas
tirar uma dúvida para corrigir um problema em seu sistema. É nosso dever
também entender que tem pessoas que querem usar o sistema e não contribuir
com o projeto colocando as mãos na massa. De qualquer modo, elas também
sempre são - e continuarão sendo - bem-vindas, seja no IRC, nas listas do
lists.ubuntu.com, nos perfis das redes sociais ou por quaisquer meios de
suporte [0]. Apenas para ingressar nos times regionais, que são células de
representatividade do Ubuntu Brasil nos Estados, e times de colaboração
(tradução, documentação, etc) que seguimos o mesmo padrão adotado pelo
"bugsquad" e "bugcontrol", que é requerer a assinatura.

Espero ter conseguido esclarecer a situação para todos. Penso que seria
mais produtivo se focássemos nos muitos trabalhos que precisam ser feitos
ao invés de dar continuidade a uma discussão que, apesar de válida, não
contribui com o Ubuntu e com o Software Livre de uma forma geral. Ante
isso, aproveito e deixo um convite para quem desejar colaborar com nossos
carentes times de tradução e documentação. No começo do ano tivemos um
Global Jam [1], onde apresentamos como assinar o Código de Conduta e várias
formas de colaborar com o projeto, vale a pena conferir.

[0] http://ubuntu-br.org/suporte
[1] http://www.ubuntubrsc.com/resultados-ubuntu-global-jam-brazil-2013.html

Um bom resto de domingo pessoal, vamos que vamos!

Grande abraço,