Re: Fwd: Re: Código de Conduta e da Comunidade Ubuntu-br-sp

Olá pessoal, bom dia a todos.

Desculpe me intrometer na conversa de gente graúda, mas gostaria de
registrar a minha opinião de novato sobre a discussão que está rolando na
lista.

Simplesmente não é legal.

Quando resolvi participar da lista, fiquei entusiasmado com o fato da
comunidade em SP estar ativa novamente; normalmente as comunidades de
outros estados são bastante ativas e era realmente chato não ver nada por
aqui.

O primeiro email que recebi foi o "exigimos a assinatura do CoC". Até aí,
sem problema algum. Assinar o CoC é procedimento padrão e até onde eu li,
ninguém aqui questionou isso e certamente nenhum novo usuário o fará.

O problema foi, como eu havia dito anteriormente, que parecia que havia
algo pessoal na afirmação de que algumas pessoas não estavam seguindo o
CoC. E parece que eu acertei. Assinar o CoC aparentemente foi apenas um
pretexto para que as pessoas pudessem apontar o dedo uns para os outros e
lavar a roupa suja.

Eu acredito que todos vocês,  líderes da comunidade, estão se empenhando
para fazer um bom trabalho, atrair novas pessoas para a comunidade, fazer
da comunidade algo legal para todos e espalhar a filosofia Ubuntu por aí.

Eu sempre vi a comunidade Ubuntu como uma comunidade muito receptiva, mas
dada a tensão na lista eu me pergunto se eu estava errado. Nesse exato
momento fico me perguntando o por que entrei nessa lista. Entrei aqui para
fazer parte da comunidade, conhecer novas pessoas que assim como eu usam e
gostam do Ubuntu e de SL no geral. Mas não é isso que está acontecendo.

Alguns novatos como eu me adicionaram no G+ por que viram meu nome aqui na
lista e trocando uma ideia com eles o primeiro assunto foi como a lista
está tensa. Nenhum dos caras q me adicionou fez sequer um comentário por
aqui justamente por causa do clima tenso e do ar de "se você abrir a boca
nós vamos te dar um pé na bunda".

Posso dizer uma coisa como novato: o clima aqui está chato para pessoas
novas como eu e isso é muito desencorajador.

Sei que não é essa a intenção dos líderes. Mas como líderes e membros
antigos da comunidade, gostaria que vocês pensassem se essa é a melhor
maneira de atrair pessoas e espalhar a filosofia Ubuntu.

Novamente, desculpem pela impertinência.

Um bom dia a todos,

Thiago